Uma nova faca inteligente desenvolvida em Londres pode ajudar cirurgiões a encontrar tecidos cancerígenos em tempo real durante a cirurgia, de uma forma mais rápida do que os testes de laboratório tradicionais.
Esta faca inteligente – conhecida como o “iKnife” – detecta com precisão se o tecido que o cirurgião está cortando é canceroso em apenas três segundos. Ele faz isso através de uma análise descoberta pelo inventor Zoltan Takats do Imperial College London. Para tratar o câncer com tumores sólidos, os cirurgiões normalmente tentam remover os tumores através de cirurgia, mas é difícil ver exatamente que é tecido cancerígeno – ai é que entra a invenção.
Takats descobriu que a fumaça produzida ao cortar um tecido durante tais cirurgias com as facas cirúrgicas são realmente repletas de informações importantes. Facas cirúrgicas usam eletricidade para aquecer e vaporizar o tecido, e a fumaça é um subproduto desse processo, de acordo com a Imperial College London. O iKnife é uma faca eletrocirúrgica ligada a um instrumento analítico, que analisa a composição da fumaça em tempo real, durante a cirurgia. Segundo os pesquisadores que desenvolveram o projeto, com esta invenção, os médicos poderão retirar mais tecidos ruins e, assim, minimizar a remoção de tecido saudável.
Durante um teste, o iKnife foi considerado 100% preciso no diagnóstico de 81 amostras de tecidos de pacientes. O processamento foi instantâneo, em comparação com os exames laboratoriais tradicionais, que podem levar até meia hora.
Fonte: Zuti
Nenhum comentário:
Postar um comentário