quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

BULIMIA E ANOREXIA

Os transtornos alimentares na adolescência são responsáveis por quebrar todo o encanto da vida nessa fase. A culpa disso é da sociedade moderna que tem verdadeira fixação ao culto pela beleza e forma física perfeita.
Esta situação é identificada em uma quantidade alarmante de jovens e adolescentes do sexo feminino com quadros muitas vezes severos de BULIMIA ou ANOREXIA em busca de um corpo perfeito.
A adolescência é uma fase da vida de muita relevância, pois é neste período que ocorre uma série de mudanças corporais e de comportamento que transformam a menina (o) em mulher ou homem.
Transtornos alimentares na adolescência
As ocorrências de transtornos alimentares em uma faixa etária tão nova de pessoas demonstram mesmo antes da manifestação de sintomas a presença de alterações emocionais ou ainda de comportamento relacionadas às críticas ao peso ou uma alteração em sua percepção corporal.
No que se refere ao novo comportamento apresentado pelas adolescentes surge o hábito constante de realizar dietas radicais mesmo estando com o peso normal, mas a consideração de que este comportamento é adequado ou não na adolescência é difícil de ser determinado.
Na fase da adolescência ocorre de forma normal problemas semelhantes aos da bulimia e anorexia, como distorção da auto-imagem, maior apetite, preocupação com o corpo, relacionamentos conflituosos e outros. Bulimia e anorexia são os principais transtornos alimentares.
No entanto, quando estes comportamentos e práticas se tornam excessivos, tanto em sua quantidade como na intensidade em que ocorrem pode ocorrer a suspeita do início de algum transtorno alimentar.

Causas dos transtornos alimentares na adolescência.

De forma peculiar na adolescência surgem os primeiros ídolos da vida o que faz com que muitas jovens se espelhem nas modelos e atrizes, querendo ficar magras e com corpos esculturais como o delas e neste processo de busca acabam desenvolvendo alguns transtornos alimentares como bulimia e anorexia.
A ocorrência de transtornos alimentares na adolescência apresenta uma sintomatologia caracterizada por episódios de alimentação compulsiva até o limite da capacidade do organismo e em menos de 2 horas.
Logo depois o sentimento de culpa leva a mecanismos de compensação como vômitos induzidos, uso constante de laxantes e diuréticos, dietas muito radicais e horas a fio de exercícios físicos entre outros.
Estes comportamentos, no entanto, causam no adolescente problemas muito maiores quando comparados com os adultos pelo fato de que o corpo do jovem ainda está em desenvolvimento.
Por isso, podem ocorrer conseqüências importantes para a vida adulta como a perda de função de órgãos internos, incapacidade reprodutiva, entre outros.
Assim, os transtornos alimentares na adolescência estão se tornando a cada dia mais comum. A causa são as exigências das mulheres estarem sempre magras causando problemas nesta fase de desenvolvimento da vida das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário