sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

EMB R-99A OS OLHOS DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA

A FAB (Força Aérea Brasileira) dentro do programa SIVAM (sistema de vigilância da Amazônia), precisou adquirir novos equipamentos de radares terrestres e aero-transportados, este ultimo, nunca antes usado pela força, para conseguir atingir o objetivo deste ambicioso programa que visa fechar a cobertura e controle do espaço aéreo brasileiro naquela região que cobre 60% do território brasileiro e sempre foi uma área muito usada por contrabandistas e traficantes por causa da ausência de controle aéreo. 

Para a aeronave de alerta aéreo avançado e sensoriamento remoto, já previstos no projeto do SIVAM, a FAB encomendou, junto a Embraer um avião que executasse essa missão. 

A Embraer, de forma bastante competente, desenvolveu uma versão militar do seu EMB 145, sucesso total no mercado de aviação civil, e que acabou se mostrando uma plataforma avançada e de custo reduzido em relação a seus similares no mercado internacional. Nasceu assim o EMB-145 AS ou R-99A como é conhecido na FAB.

A Embraer fez uma parceria com a Ericsson que fornece o radar de alerta aéreo antecipado PS 890 Eryeye, de abertura sintética, capaz de cobrir simultaneamente, 360º em volta do avião e prover detecção a um alcance máximo de 500 km para alvos de grande tamanho e 350 km contra um alvo do tamanho de um caça. O sistema é capaz de monitorar 300 contatos aéreos simultaneamente.

A incorporação deste equipamento na FAB trouxe mais que um mero acréscimo para a cobertura de radar para a região amazônica. Na verdade o R-99 promoveu uma revolução na doutrina de defesa aérea que agora conta com um avião de alerta aéreo no estado da arte e que, está equipado com um sistema datalink da Rohde & Schwarz, da família 400U, alemão, que recebe e envia dados para outras aeronaves e estações de terra, conseguindo uma consciência situacional inédita na força aérea brasileira.

Este equipamento, foi pioneiro na FAB, e sistemas similares, para comunicação de dados com os R-99 A, foram instalados nos novos AT-29 Super Tucano, em operação de interceptação e patrulha na Amazônia e nos F-5M. Futuramente, depois da modernização, os A-1 AMX contarão com sistema datalink, também.

Além de detectar aeronaves o sistema permite, ainda, detectar alvos marítimos e executar missões ELINT (inteligência eletrônica), demonstrando uma versatilidade operacional notável.

Para completar os requisitos do programa SIVAM foi, ainda, necessário a construção de uma versão do R-99 para missões de sensoriamento remoto para produzir mapeamento cartográfico de altíssima resolução e capaz de detectar alvos terrestres como veículos e soldados.

Este equipamento, conhecido com o nome R-99B, permite um controle do campo de batalha terrestre, com informações de movimentação e posicionamento das forças inimigas e amigas, em tempo real, repassando todas essas informações para o comando, que decidirá quais as medidas para vencer a batalha. Sem dúvidas, é um equipamento avançadíssimo e único na América latina.

BASE AÉREA DE ANÁPOLIS
O R-99B é equipado com um radar de abertura sintética SAR da McDonald Dettweiler, com alcance de 92 Km de terreno em volta do avião. Além deste sofisticado sistema, um equipamento OIS FLIR AN/AAQ-22 Safire (sensor ótico e infravermelho), permite detectar fontes de calor como queimadas e equipamentos camuflados em terra. 

O R-99B, assim como seu irmão AEW, possui o sistema de transmissão e recepção de dados datalink, permitindo o intercambio de informações ccom outros aviões e a base em terra, em tempo real de forma segura.

Além do Brasil, a Grécia usa o R-99 A, sendo o primeiro operador deste modelo, entre as nações da OTAN, e o México, adquiriu e já incorporou ao serviço ativo o R-99 A.




FICHA TECNICA
Velocidade de cruzeiro: mach 0,70
Velocidade máxima: mach 0,80
Autonomia: 6 horas
Empuxo: 2X 3368Kgf
DIMENSÕES
Comprimento: 29,87m
Envergadura: 21 m
Altura: 6,75 mPeso: 24000 kg (máximo na decolagem)

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